Tratamento inédito usa hipnose para reduzir dor de pacientes com câncer

  • 0
reportagem

Tratamento inédito usa hipnose para reduzir dor de pacientes com câncer

Category : Blog , Notícias

Pacientes continuam tomando remédios e indo a consultas com especialistas.

Experimento é feito no maior hospital da rede pública do DF.

Um tratamento inédito em um hospital público de Brasília: hipnose para reduzir a dor de pacientes com câncer. Experimento é feito em uma pesquisa de doutorado, em um hospital público de Brasília.
Os estudos sobre uso da hipnose para aliviar dores começaram nos Estados Unidos ainda na década de 1950. Os médicos explicam que é possível, com a hipnose, acionar a produção de substâncias que o corpo produz naturalmente e que tem uma ação analgésica, diminuem a dor.
A cabeleireira Anídia Santos passou por duas cirurgias para retirar o câncer: uma no estômago e outra nos ovários. Agora ela luta contra as dores do tratamento. E encontrou na hipnose um alívio. “Já me arrumo, vou para a igreja. Já cuido da casa, dos meus filhos. Totalmente diferente. Não estou mais com dor”, afirma.
Antes ela não fazia ideia do que é ser hipnotizada. Os pacientes deitam na maca ouvindo uma música de fundo e a voz suave do hipnólogo, que faz com que eles se concentrem e fiquem em um estado de semi consciência.
“É o estado onde o paciente está mais suscetível às mudanças. Então ele consegue alterar os sintomas e manter quando consciente essa alteração. Por isso a gente trabalha dentro desse estado”, diz o hipnólogo Gil Montenegro.

O atendimento é feito no maior hospital da rede pública do Distrito Federal. Mas não é oferecido pelo SUS. Faz parte de uma tese de doutorado sobre os efeitos da hipnose no tratamento das dores, da ansiedade e depressão em pacientes com câncer.
A hipnose é complementar ao tratamento do câncer. Os pacientes têm que continuar tomando os remédios e indo às consultas com os especialistas. “Os pacientes têm relatado melhora nos sintomas, principalmente no sintoma dor e principalmente a curto prazo. Então a gente tem tido retorno positivo desses pacientes”, afirma a médica Patrícia Ribeiro.

As sessões de hipnose duram 30 minutos. O seu Francisco teve que tirar parte da laringe por causa do câncer. Ele não pode falar. Mas quando termina a sessão, mostra que está satisfeito com os resultados.
Já existem estudos também para uso da hipnose como uma forma de ajudar a combater dores crônicas, enxaquecas e até dores de dente.

Fonte: Globo.com


❖ Encontre-nos